Honda VFR 1200X Crosstourer
chega ao mercado por R$ 79.900
A Honda anunciou a chegada da VFR 1200X Crosstourer ao Brasil. O
modelo luxuoso traz pacote com itens de alta tecnologia, como controle de
tração, câmbio automático e freios ABS. Custando R$ 79.900.
Com proposta de ser uma
motocicleta para longas viagens e uso misto on/off-road, a Crosstourer chega
para disputar com as maxtrail BMW R 1200 GS, Triumph Tiger Explorer, Kawasaki
Versys 1000 e Yamaha Super Ténéré, que já são comercializadas no Brasil. Outras
possíveis rivais da motos são KTM 1190 Adventure e Ducati Multistrada, ainda
não disponíveis no país.
A VFR 1200X traz como
novidade ao segmento o câmbio de transmissão eletrônica de dupla embreagem. São
seis velocidades no câmbio e as trocas de marchas podem ser feitas por controle
manual, através de comando no punho esquerdo, ou totalmente automáticas. Existem
dois modos de trocas automáticas: D e S. O primeiro é mais econômico, enquanto
o segundo mais esportivo.
O motor é o mesmo da esportiva VFR 1200F, porém, teve sua
performance alterada para garantir mais torque em médios giros. Com 1.236,7
cilindradas, o V4 tem refrigeração líquida e injeção eletrônica. Ele desenvolve
potência máxima de 129,2 cv a 7.750 rpm e torque de 12,8 kgf.m a 6.500 rpm – na
F o tetracilíndrico rende 172 cv a 10.000 rpm e 13,2 kgfm a 8.750. Para trazer
mais segurança à condução, a moto traz o sistema de freios ABS combinado da
Honda, que reparte a frenagem entre o trem traseiro e o trem dianteiro.
Outro sistema que visa evitar acidentes é o controle de tração.
Se a roda traseira começar a patinar, o dispositivo entra em ação cortando a
força do motor, impedindo que a traseira derrape. Caso queria fazer uma
condução mais radical, o motociclista pode desligar o controle de tração.
Proposta aventureira e trocas automáticas
Apesar de o câmbio automático não combinar muito com deslocamentos
mais difícies na terra, onde a embreagem é necessária, o tanque de 21,5 litros
e as rodas raiadas – 19 polegadas na dianteira e 17 na traseira - mostram
as características aventureiras da VFR 1200X.
No exterior, a Crosstourer é vendida com câmbio manual, opção
que não será vendida no Brasil pela Honda. Seu chassi é do tipo diamante – no
qual o motor faz parte de sua base – de alumínio e o peso seco da moto é de 261
kg – 3 kg mais leve que a VFR 1200F.
Sua transmissão secundária é feita por eixo cardã, localizado no
lado direito da Crosstourer. Este sistema é conhecido por sua durabilidade
frente às tradicionais correntes ou correias. Contudo, apesar destes atrativos,
a grande novidade é o câmbio com DCT (Dual Clucth Transmission ou dupla
embreagem, em português). Presente em automóveis, o sistema possui duas
embreagens que trabalham independentes.
Enquanto uma realiza as mudanças das marchas ímpares (1ª, 3ª e
5ª), a outra fica responsável pelas ímpares (2ª, 4ª e 6ª). Segundo a marca, o
sistema garante trocas mais rápidas e eficientes. O painel de LCD é totalmente
digital e mostra informações sobre rotação do motor, hodômetro, consumo de
combustível (instantâneo e médio), relógio e utilização do sistema de dupla
embreagem. Para o mercado brasileiro, as cores disponíveis são branca e
vermelha. A expectativa da empresa e vender 80 unidade do modelo por ano.
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