quinta-feira, 13 de dezembro de 2012



Honda PCX 150 – A nova scooter da Honda



A pequena Lead assumiu a liderança das vendas na categoria em pouco tempo, e serviu como um teste bem sucedido: O Brasileiro descobriu os Scooters, e há espaço para crescer neste segmento.
Por isso a Honda trouxe a PCX 150, um Scooter maior, com motor mais potente e recheado de tecnologia. Na minha opinião, é exatamente o que faltava no mercado.

Tamanho

Apesar de ter um motor com apenas 153cc, o PCX é grande. É quase do tamanho da Citycom 300i da Dafra, porém um pouco mais baixa. O tamanho permite que pessoas maiores possam pilotar a Scooter sem sacrificar tanto a coluna, no entanto, o tamanho avantajado não aumenta o espaço para guardar objetos sob o assento, nem aumenta o tamanho do tanque, que assim como na Lead, tem apenas 6 litros de capacidade.
O assento é grande e largo, e suficientemente confortável para duas pessoas em trajetos urbanos. Não se engane, a PCX, tal qual a Lead, é um Scooter urbano.

Motor


O motor do PCX é um monocilíndrico de 153cc refrigerado a liquido com 2 válvulas acionadas por um único comando com corrente (OHC). É um motor potente para o tamanho, com 13hp que são muito bem aproveitados pelo câmbio CVT, e é alimentado por Injeção Eletrônica.
Um dos grandes diferenciais aqui é a tecnologia Start & Stop, que está disponível em alguns carros híbridos (Elétricos e a gasolina). O motor literalmente se desliga ao parar a Moto, e liga-se sozinho, automaticamente, ao acelerar. A ideia é que o piloto nem mesmo perceba que a moto desligou, já que o desligamento e o religamento são feitos de forma suave e progressiva.

                         
Para isso, o “motor de arranque” na verdade é um motor elétrico, bem maior do que um motor de arranque normal, que faz o motor girar com suavidade, sem aquele barulho característico de partida. O motor elétrico faz o papel de alternador, gerando energia para carregar a bateria quando o motor a gasolina está tracionando a moto.
Quando o motor desliga automaticamente, ele fica parado em uma posição que favorece o religamento, e ao girar o acelerador, o motor elétrico apenas dá a volta inicial e o motor funciona instantaneamente.


Outros detalhes

A PCX 150 tem freios a disco na roda dianteira e a tambor na traseira, e ao contrário do que os sites e blogs andam divulgando por ai, ela NÃO TERÁ ABS. O sistema de freio dela é o mesmo da Lead, freios combinados, mas sem sistema anti-travamento. Ao acionar o freio traseiro, o dianteiro também é parcialmente acionado.
O painel de instrumentos é completo, com marcador de combustível, conta-giros, luzes-espia e um velocímetro bem otimista, que marca até 160 km/h.

As rodas aro 14 conferem mais estabilidade ao PCX 150, além de deixar o visual bem mais bonito!

Eu gostei bastante deste lançamento. Confesso que não esperava que um Scooter deste tipo fosse vendido algum dia por aqui. É um Scooter criado para o mercado Europeu, e obviamente terá uma faixa de preço bem diferente do que estamos acostumados a pagar por Motos com essa cilindrada. Ainda assim, pode ser uma opção interessante para quem quer um Scooter estritamente urbano mas acha a Lead muito fraca, e não se interessa pela Citycom.
O preço ainda não foi divulgado. Só o que se sabe é que será produzida no Brasil e começará a ser vendida em Abril. Eu arrisco dizer que custará uns R$ 11.000,00. É um preço salgado para a cilindrada, mas a julgar os últimos preços dos lançamentos da marca, é perfeitamente possível.

Ficha técnica

Motor
Tipo
4 tempos, 1 cilindros,2 válvulas, OHC, refrigerado a liquido, cárter úmido, eSP (Start & Stop)
Cilindrada
153cc
Diâmetro x Curso
58,0 x 57,9 mm
Taxa de compressão
10,6:1
Potência máxima
13,6 hp @ 8.500 RPM
Torque máximo
1,4 kgf.m @ 5.250 RPM
Marcha Lenta
1.700 RPM +/- 100 (0 RPM em Idle Stop)
Capacidade de óleo
0,9 litros
Combustível
Alimentação
Injeção Eletrônica PGM-FI com corpo de 26mm
Tanque de combustível
6 litros
Eletrônica
Ignição
ECU/CDI
Partida
Elétrica
Bateria
12V 16Ah
Saída do Alternador
343 W
Farois
12V 30/35W H4 x 2
Transmissão
Embreagem
Centrífuga a seco
Câmbio
Automático CVT
Redução final
10,552
Transmissão final
Por correia dentada
Quadro
Tipo
Coluna dorsal inferior tubular em aço.
Dimensões
Comprimento
1.915 mm
Largura
740 mm
Altura
1.090 mm
Distância mínima do solo
130 mm
Distância entre eixos
1.315 mm
Caster
27º
Raio de curva
2,0 m
Altura do assento
760 mm
Peso em ordem de marcha
129 kg
Peso Bruto Total Máximo
309 kg
Capacidade máxima de carga
180 kg
Suspensão
Dianteira
Garfo telescópico hidráulico invertido de 31 mm de diâmetro, curso de 100 mm.
Traseira
Braço oscilante com 2 amortecedores, curso de 75 mm.
Roda dianteira
De liga-leve de 14 polegadas.
Roda traseira
De liga-leve de 14 polegadas.
Pneu dianteiro
14M/C x MT1,85
Pneu traseiro
14M/C x MT2,15
Freio dianteiro
Disco ventilado de 220 mm de diâmetro com pinça de 3 pistões.
Freio traseiro
A tambor, combinado.

Mais fotos







2 comentários:

  1. Acho que daria para melhorar. Um banco maior em direção à frente da moto, de forma a caber 2 capacetes. Além de um motor bicilindrico, com oferta de maior potência em baixas rotações. Transmissão por corrente, o que proporcionaria maior durabilidade, embora maior ruído também.

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