Honda PCX 150 – A nova scooter da Honda
A pequena Lead assumiu a liderança das vendas na categoria em pouco tempo, e serviu como um teste bem sucedido: O Brasileiro descobriu os Scooters, e há espaço para crescer neste segmento.
Por isso
a Honda trouxe a PCX 150, um Scooter maior, com motor mais potente e recheado
de tecnologia. Na minha opinião, é exatamente o que faltava no mercado.
Tamanho
Apesar de ter um motor com apenas 153cc, o PCX é grande. É quase do tamanho
da Citycom 300i da Dafra, porém um pouco mais baixa. O tamanho permite que
pessoas maiores possam pilotar a Scooter sem sacrificar tanto a coluna, no
entanto, o tamanho avantajado não aumenta o espaço para guardar objetos sob o
assento, nem aumenta o tamanho do tanque, que assim como na Lead, tem apenas 6
litros de capacidade.O assento é grande e largo, e suficientemente confortável para duas pessoas em trajetos urbanos. Não se engane, a PCX, tal qual a Lead, é um Scooter urbano.
Motor
O motor do PCX é um monocilíndrico de 153cc refrigerado a liquido com 2 válvulas acionadas por um único comando com corrente (OHC). É um motor potente para o tamanho, com 13hp que são muito bem aproveitados pelo câmbio CVT, e é alimentado por Injeção Eletrônica.
Um dos grandes diferenciais aqui é a tecnologia Start & Stop, que está disponível em alguns carros híbridos (Elétricos e a gasolina). O motor literalmente se desliga ao parar a Moto, e liga-se sozinho, automaticamente, ao acelerar. A ideia é que o piloto nem mesmo perceba que a moto desligou, já que o desligamento e o religamento são feitos de forma suave e progressiva.
Para isso, o “motor de arranque” na verdade é um motor elétrico, bem maior do que um motor de arranque normal, que faz o motor girar com suavidade, sem aquele barulho característico de partida. O motor elétrico faz o papel de alternador, gerando energia para carregar a bateria quando o motor a gasolina está tracionando a moto.
Quando o motor desliga automaticamente, ele fica parado em uma posição que favorece o religamento, e ao girar o acelerador, o motor elétrico apenas dá a volta inicial e o motor funciona instantaneamente.
Outros detalhes
A PCX 150 tem freios a disco na roda dianteira e a tambor na traseira, e ao
contrário do que os sites e blogs andam divulgando por ai, ela NÃO TERÁ ABS. O
sistema de freio dela é o mesmo da Lead, freios combinados, mas sem sistema
anti-travamento. Ao acionar o freio traseiro, o dianteiro também é parcialmente
acionado.O painel de instrumentos é completo, com marcador de combustível, conta-giros, luzes-espia e um velocímetro bem otimista, que marca até 160 km/h.
As rodas aro 14 conferem mais estabilidade ao PCX 150, além de deixar o visual bem mais bonito!
Eu gostei bastante deste lançamento. Confesso que não esperava que um Scooter deste tipo fosse vendido algum dia por aqui. É um Scooter criado para o mercado Europeu, e obviamente terá uma faixa de preço bem diferente do que estamos acostumados a pagar por Motos com essa cilindrada. Ainda assim, pode ser uma opção interessante para quem quer um Scooter estritamente urbano mas acha a Lead muito fraca, e não se interessa pela Citycom.
O preço ainda não foi divulgado. Só o que se sabe é que será produzida no Brasil e começará a ser vendida em Abril. Eu arrisco dizer que custará uns R$ 11.000,00. É um preço salgado para a cilindrada, mas a julgar os últimos preços dos lançamentos da marca, é perfeitamente possível.
Ficha técnica
Motor
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Tipo
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4 tempos, 1 cilindros,2 válvulas, OHC, refrigerado a
liquido, cárter úmido, eSP (Start & Stop)
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Cilindrada
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153cc
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Diâmetro x Curso
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58,0 x 57,9 mm
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Taxa de compressão
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10,6:1
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Potência máxima
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13,6 hp @ 8.500 RPM
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Torque máximo
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1,4 kgf.m @ 5.250 RPM
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Marcha Lenta
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1.700 RPM +/- 100 (0 RPM em Idle Stop)
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Capacidade de óleo
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0,9 litros
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Combustível
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Alimentação
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Injeção Eletrônica PGM-FI com corpo de 26mm
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Tanque de combustível
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6 litros
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Eletrônica
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Ignição
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ECU/CDI
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Partida
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Elétrica
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Bateria
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12V 16Ah
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Saída do Alternador
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343 W
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Farois
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12V 30/35W H4 x 2
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Transmissão
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Embreagem
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Centrífuga a seco
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Câmbio
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Automático CVT
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Redução final
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10,552
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Transmissão final
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Por correia dentada
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Quadro
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Tipo
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Coluna dorsal inferior tubular em aço.
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Dimensões
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Comprimento
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1.915 mm
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Largura
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740 mm
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Altura
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1.090 mm
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Distância mínima do solo
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130 mm
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Distância entre eixos
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1.315 mm
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Caster
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27º
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Raio de curva
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2,0 m
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Altura do assento
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760 mm
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Peso em ordem de marcha
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129 kg
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Peso Bruto Total Máximo
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309 kg
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Capacidade máxima de carga
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180 kg
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Suspensão
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Dianteira
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Garfo telescópico hidráulico invertido de 31 mm de
diâmetro, curso de 100 mm.
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Traseira
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Braço oscilante com 2 amortecedores, curso de 75 mm.
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Roda dianteira
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De liga-leve de 14 polegadas.
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Roda traseira
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De liga-leve de 14 polegadas.
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Pneu dianteiro
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14M/C x MT1,85
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Pneu traseiro
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14M/C x MT2,15
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Freio dianteiro
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Disco ventilado de 220 mm de diâmetro com pinça de 3
pistões.
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Freio traseiro
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A tambor, combinado.
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Acho que daria para melhorar. Um banco maior em direção à frente da moto, de forma a caber 2 capacetes. Além de um motor bicilindrico, com oferta de maior potência em baixas rotações. Transmissão por corrente, o que proporcionaria maior durabilidade, embora maior ruído também.
ResponderExcluirA Honda PCX 150 é linda e mais.
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